Entender as 7 Leis Herméticas vai mudar a sua vida!
- Portal das Estrelas
- 19 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
O Caibalion foi publicado em 1908, sob autoria do pseudônimo "Os Três Iniciados" afirmando possuir a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto da forma como era ensinado nas escolas herméticas no Antigo Egito e Grécia.
As 7 leis universais nos convida a compreender os princípios que regem toda as coisas manifestadas.
1 - Mentalismo - "O Todo é mente; o universo é mental"
Tudo no universo é consciência, toda a realidade que conhecemos é formada a partir de emanação de ondas, mesmo os corpos mais sólidos são formados por agregados de partículas, feixes de forças.
2 - Correspondência - "O que está em cima é semelhante ao que está embaixo, e o que está embaixo é semelhante ao que está em cima"
O macro e o micro estão sob a regência das mesmas leis, essa é a unicidade do Todo. Fenômenos que se desdobram nos planos mais elevados são projetados em frequências mais baixas, mais densas, no plano material.
3 - Vibração - "Nada está parado; tudo se move; tudo vibra"
Tudo se move, o movimento é a pulsante vida de tudo o que existe. O Universo é vivo e agita-se em todos os seus elementos estruturais. Desde a criação das galáxias até os átomos de uma barra de ferro, que se agitam no movimento que compõe sua estrutura subatômica.
4 - Polaridade - "Tudo é duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados"
O homem percebe o mundo a sua volta e tem seu aprendizado a partir da dualidade, através de ideias opostas ele pode compreender o plano existencial que está inserido; quente e frio, alto e baixo, noite e dia... Porém toda tese vem contraposta por uma antítese, e advindo desse equilíbrio, a síntese, essa equivalência entre os extremos nos apresenta a unicidade.
5 - Ritmo - "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação"
Também conhecida como a lei dos ciclos, nos mostra que tudo ocorre de forma cíclica, o homem pode viver um ciclo de energia yin e depois viver um ciclo de energia yang, posteriormente retornar a energia yin, ciclos menores inseridos em ciclos maiores como espirais. Os eventos podem ser analisados individualmente, porém sempre estarão inseridos dentro de um contexto maior.
6 - Causa e efeito - "Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei"
Tudo que fazemos reverbera à todo o universo. O ciclo evolutivo social amolda um período de predominância de destruição da natureza por razões econômicas, o ciclo climático, e muitos outros, progride na mesma direção, aqui se aplica a lei da causa e efeito, o efeito de um desequilíbrio natural climático é proveniente do excesso de poluentes e do desmatamento causado pelas indústrias, logo, a causa.
7 - Gênero - "O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos"
Rege a natureza mais íntima da mônada que o Criador põe a se desenvolver desde o cristal até a angelitude. São ciclos que se sucedem em vários níveis progressivos. Yin-yang, masculino-feminino, ativo-passivo. Nesse contexto sempre haverá uma vibração mais intensa de um gênero em cada ser, a unicidade dessa energia só se dará nos planos mais elevados de existência.
Gratidão!